ALTITUDE: MAL AGUDO DAS MONTANHAS

Também conhecido como Mal da Altitude, Doença da Altitude e Soroche. Sofri um bocado quando visitei CUSCO* pela primeira vez e se você, assim como eu, também não se cuidar, provavelmente sentirá dor de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas, perda de apetite ou até mesmo insônia. Podendo sentir nenhum, alguns ou todos eles. Isso depende de cada organismo e de como foi o preparo para estar nesse ambiente.

Ler mais

Amazonas – Cachoeira do Mutum

A Cachoeira do Mutum é um dos atrativos bem procurados de Presidente Figueiredo. Se você ainda não conhece a cachoeira ou mesmo se já ouviu falar mas tem receio de ir ou por não saber aonde fica ou até pela dificuldade de acesso, leia esse artigo e encare essa aventura que vale muito a pena, seja pela cachoeira ou pelas poças naturais, as vedetes do lugar.

Ler mais

MINHAS (QUASE) “FÉRIAS NA PRISÃO”

MINHAS (QUASE) “FÉRIAS NA PRISÃO”

Imagine-se na seguinte situação: você está atravessando a fronteira Peru/Brasil, por estrada. O agente da fronteira pede para abrir sua bagagem para inspeção e você se disponibiliza a abrir de imediato, afinal, não tem nada de errado mesmo. O agente mal olha o interior e já coloca a mão no coldre da arma. E agora?

Ler mais

Usando Google Maps em suas viagens

MAPAS OFF-LINE

Vai viajar? Pesquise caminhos, rotas, destinos a qualquer hora, sem precisar de internet, totalmente off-line!

Desde 2015 essa função já existe no aplicativo de MAPAS da Google, sendo possível fazer download de áreas dos mapas para seu telefone com todas as informações necessárias para seguir sua viagem por locais que, por qualquer motivo, lhe deixe sem conexão de internet.

Ler mais

GUIA: TIRE SEU CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

[Atualização: 10/06/2020]

Para visitar alguns países é necessário comprovar que você foi vacinado, por exemplo, contra a FEBRE AMARELA. Mas não basta estar vacinado e com aquela carteirinha do posto de saúde, é preciso apresentar o ‘CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA’, fornecido GRATUITAMENTE pela ANVISA. É um modelo internacional, adotado por todos os países integrantes da OMS.

Saiba agora mesmo como obter a sua!

Ler mais

Amazonas: Lagoa Azul em Presidente Figueiredo

Na conhecida TERRA DAS CACHOEIRAS, a lagoa é a diferentona do pedaço. Um lugar interessante, distante cerca de 170km a partir de Manaus, disponível e aberto durante quase todo o ano. Se chama LAGOA AZUL mas sua coloração varia conforme a época do ano. É tranquilo de chegar, ainda mais com as dicas e vídeo que trazemos nesta publicação. Vamos lá?

Ler mais

SALINERAS DE MARAS

Você já viu sal brotar das montanhas? Pois esse impressionante fenômeno da natureza acontece em alguns lugares do planeta e um deles fica em pleno vale sagrado dos Incas, em Maras, na montanha Qaqawiñay, situada há 3.380 metros de altitude e você pode visitar as salinas e comprar o sal direto da fonte!

Ler mais

LAGO TITICACA

Atualização: 17/09/2018

 

Buscando um destino diferente? Então leia esse artigo 😉

O Peru, embora seja um país menor que o Estado do Amazonas, impressiona pela quantidade e qualidade de seus atrativos turísticos, possuindo uma infinidade de parques e sítios arqueológicos que vão muito além da mundialmente conhecida Machu Picchu. Um destes impressionantes atrativos é o gigantesco lago TITICACA, cuja viagem já vale a pena e não só pelo lago em si (é o maior lago navegável em altitude do planeta), mas pelos povos que ele abriga desde a era pré inca! Um destino atípico que lhe proporcionará uma aventura através de sua natureza exuberante, ruínas e sítios arqueológicos, agregando experiências culturais e gastronômicas fantásticas!

Ler mais

Ah Eh Ih Oh Uh

Gramática nas redes sociais

Todo mundo já deve ter visto algum fervoroso guardião da gramática de internet. Não, não é aquele amigo seu que te corrige com a intenção de te ensinar, mas aquela pessoa que sente prazer em corrigir pela alegada superioridade intelectual, sempre com alguma ofensa gratuita. Mas até mesmo esse tipo precisa ao menos diferenciar erros de simples internetês.

Ler mais

BATE VOLTA: DE BUENOS AIRES A COLÔNIA DEL SACRAMENTO

Que tal tomar café no Rio da Prata, almoçar no Uruguai e jantar na Argentina? Se você vai a Buenos Aires, reserve um dia para fazer uma viagem até Colônia do Sacramento, uma cidade rica em história, cheias de construções coloniais, muralhas, possui ótima culinária e um clima bem romântico. Viajar para Colônia é praticamente um passeio pelo tempo e o melhor é que não tem segredo algum. Vale muito a pena.

Ler mais

Alfredo

O molho Alfredo

Foi criado por Alfredo di Lelio em 1908, logo depois do nascimento de seu filho. Sua esposa, Ines, perdeu completamente o apetite após dar a luz. Alfredo, obviamente preocupado, fez de tudo para tentar alimentá-la e fazê-la recobrar as forças. Como nada do que sabia cozinhar estava dando certo, resolveu cozinhar uma pasta apenas com manteiga e queijo parmesão. Antes de servir para a esposa, orou para Santa Ana – a protetora das mulheres grávidas. Eis que suas preces foram atendidas.

Em 1914 Alfredo abriu seu restaurante na Via della Scrofa e colocou, a pedidos da esposa, sua abençoada criação no cardápio, mas o molho começou a ganhar o mundo apenas em 1920, quando duas estrelas hollywoodianas do cinema mudo, Douglas Fairbanks e Mary Pickford, passaram por Roma em lua de mel e se apaixonaram pelo molho de Alfredo, daí explica-se a grande popularidade do molho no país do tio San. Alfredo aposentou-se em 1943, mas deixou o restaurante para seu filho Armando, quem passou a ser conhecido como Alfredo II. Em 1946 a família vendeu o restaurante na via della Scrofa para dois de seus garçons.

Mas para a nossa alegria, Alfredo I resolveu cancelar a aposentadoria e abriu com seu filho um novo restaurante em Roma, chamado Il vero Alfredo (o verdadeiro Alfredo). Com o tempo o restaurante passou do Alfredo I e do Alfredo II para o Alfredo III e sua irmã, Ines di Lelio. O restaurante existe até hoje e ainda serve o tradicional molho inventado pela família (Menu de experiência completa custa €42) e mais, tornou-se uma franquia presente no México, Chile e Brasil (em Salvador). Curiosidade: Anos depois, o casal de atores, Douglas Fairbanks e Mary Pickford, presentearam Alfredo com uma colher e um garfo de ouro que viraram uma tradição e símbolos do restaurante.

Agora que conhecemos a história, vamos à receita abaixo que é uma versão do restaurante Olive Garden. De simples e rápida execução, mas muito saborosa e viciante.
Caso queira a receita mais tradicional, clique aqui.

Ler mais

Puttanesca

Spaghetti Alla Puttanesca

  • É um molho de massas TRADICIONAL italiano originado em Nápoles na metade do século 20, tornando-se popular nos anos 60. A história de sua criação conta com algumas polêmicas versões. Das mais conhecidas, duas versões envolvem prostíbulos (o que explicaria o nome polêmico – espaguete ao estilo de uma prostituta), veja abaixo quatro versões:
  1. Que um prostíbulo teria chegado a esta receita, a partir da necessidade de as mulheres alimentarem-se rapidamente, entre um cliente e outro;
  2. Que esta receita começou a atrair clientes para os prostíbulos, por força de seu aroma;
  3. Que uma esposa, para trair seu marido e ainda ter tempo de servir o jantar quando o traído chegasse em casa, acabou criando o molho que era fácil de fazer, muito saboroso e, mais importante, rápido.
  4. As versões acima são as mais divulgadas, mas existe uma versão que cita nome e sobrenome do criador – Sandro Petti – sócio do restaurante Rancio Fellone. De acordo com um artigo publicado, a receita foi criada nos anos 50 graças a alguns clientes que chegaram muito tarde ao restaurante de Sandro. Petti teria dito aos clientes que não possuía mais ingredientes para preparar nenhum prato, quando um dos clientes respondeu – “Facci una puttanata qualsiasi” – traduzindo, faça uma porcaria (ok, putaria) qualquer (dica: não usem o google translate direto para português rsrs). Então Sandro usou o que tinha. Alguns tomates, azeitonas e alcaparras, criou uma base de molho e  serviu com espaguete. Claro, como ficou muito bom, o molho foi parar no cardápio com o nome de PUTTANESCA. Daí as anchovas e variações vieram com o tempo. Particularmente eu achei essa última versão a mais convincente.

Vencida a parte histórica vamos à receita (com algumas pequenas mudanças e adaptações para nossa realidade).

Ler mais

Bonito – Mato Grosso do Sul

É bonito! é natureza! é Brasil e vale a pena!
Cachoeiras, corredeiras, nascentes, fervedouro, uma natureza toda banhada em águas límpidas, aquários naturais onde a natureza te convida para degustar um pedaço do paraíso. Um destino comandado pelo eco turismo, com diversas atrações e atividades que vão desde um simples banho de rio até mergulho com cilindro, de caminhadas pela natureza a corredeiras em boias infláveis. De simples tirolesas a descida de rapel em pleno abismo. Saiba como chegar e conheça as principais atrações da região de Bonito, no coração do Mato Grosso do Sul.

Ler mais

Google Fotos: Salvando suas fotos em nuvem

Você está viajando, tirando fotos e, de repente, o celular quebra, ou pior, você é roubado!

O celular, com algum sacrifício você compra um novo, mas e as suas fotos? e seus momentos? Pois saiba que você pode tirar fotos com seu celular e ficar na tranquilidade, sem medo de perdê-las. Faça isso agora mesmo 😉

Ler mais

COMPRANDO SEU BILHETE DE TREM PARA MACHU PICCHU

Existem algumas formas alternativas de se chegar a Machu Picchu, mas a forma mais comum e confortável é indo de trem. A ferrovia foi toda construída seguindo o rio Urubamba (que no Brasil se chama Amazonas) em uma viagem confortável de algumas poucas horas. Você pode comprar seu bilhete de trem antecipadamente, pela internet e aproveitar algumas promoções, saiba como agora mesmo.

Ler mais

SAIBA COMO SALVAR SUAS FOTOS E NUNCA PERDÊ-LAS

Você gastou um dinheirão para realizar aquela viagem tão esperada. Visitou lugares famosos, históricos, únicos e claro, tirou centenas de fotos. Imagine como seria perder TODAS essas fotos. Bem, se isso nunca aconteceu com você, que sorte a sua! Melhor é não contar apenas com sua sorte e usar a tecnologia a seu favor.

Ler mais

LHAMAS

Um animal ‘gente boa’ é Lhama. Quando não vai com sua cara dá uma cusparada e pronto, problema resolvido. É um animal tão pop no mundo que tem gente que Peru primeira mente às Lhamas e somente depois cita lugares como Machu Picchu, Cusco, Incas e a própria Gastronomia! São tão legais que merecem um artigo só pra elas (e para a parentada toda também).

Ler mais

Visit Amazonas

Get ready to discover a world of superlatives, filled with history, culture, a rich gastronomy and lots of adventure! Stay in the heart of jungle, walk through it, visit native indian villages, swim with the dolphins, taste the tucumã, cupuaçú, açaí and know a pre historic fish, the Pirarucú!

Ler mais

Relato de Viagem: Cusco/Machu Picchu por estrada a partir de Rio Branco-Acre

RELATO DE VIAGEM

Cusco / Machu Picchu por estrada

A cidade “perdida” dos Incas está “apenas” 1.800 km de distância a partir de Manaus, ou seja, bem mais próxima que Rio de Janeiro-RJ (2.800 km) e até mesmo de Brasília-DF mas, apesar da proximidade, não temos voos diretos ou sequer conexão por estradas, haja vista as condições da BR-319. Uma opção, mais em conta que voos internacionais, é pegar um voo até Rio Branco e seguir viagem por estrada. E é isso o que decidi fazer em 2012 (e refiz em anos seguintes).

Ler mais