CIDADELA DE MACHU PICCHU

Também conhecida como MACHU PICCHU PUEBLO ou ainda, ÁGUAS CALIENTES, a cidadela situa-se aos pés da montanha que abriga Machu Picchu, sendo, portanto, passagem obrigatória para chegar na cidade perdida dos Incas. Só que ela é usada majoritariamente apenas como passagem, mas Águas Calientes oferece um pouco mais que só o acesso à Machu Picchu

AdSense:

A cidade mesmo é bem pequena e pode ser explorada numa caminhada tranquila de umas duas horas ou pouco mais que isso. Lógico que vai depender das suas paradas nas muitas lojas, bares ou restaurantes. Apesar de pequena, Águas Calientes é bem arrumada e possui uma boa quantia de restaurantes, alguns museus, jardins, uma grande feira de artesanato, um mercado.

Um dos motivos para que a cidade seja apenas ponto de passagem, é que a cidade é muito pequena e não oferece leitos para a demanda de turistas e, como resultado, o valor das diárias dos hotéis, albergues e pousadas é alto! Quanto a isso o remédio é só um: programar-se e antecipar-se!

É sério! se você não se programar e reservar com antecedência, vai se assustar muito com os valores. Em uma das minhas pesquisas, cheguei ver uma diária numa pousada simplese o valor custava o dobro de uma diária em um hotel excelente em Ollantaytambo. E é exatamente por isso que muitas pessoas optam por pernoitar no Vale Sagrado, nas proximidades de Ollantaytambo seguindo a Machu Picchu no primeiro trem e retornando à noite.

Ainda sobre hospedagem, alternativamente, a cidade possui área de camping, que sai muito em conta. Fica um pouco distante do centro e próxima à entrada do parque. De quebra ainda pode subir a montanha trilhando, sem pagar os doze dólares do micro-ônibus.

Nos hotéis é fácil encontrar cartazes e folhetos de trilhas para outras montanhas que não Machu Picchu, mas que oferecem vistas fantásticas. Na verdade, se você investigar no seu hotel, vai encontrar muita coisa interessante. São roteiros na contramão de Machu Picchu: visitas a ruínas, trilhas, arborismo, rapel, tirolesas entre montanhas.

ALTITUDE: Águas Calientes está 1000 metros mais baixo que Cusco, abrigando vegetação bem verde e mais alta e têm até alguns mosquitos.

CLIMA: A temperatura é mais elevada que Cusco. Em setembro senti muita falta de um condicionador de ar ou mesmo de um ventilador na pousada. Na recepção me falaram que quando faz frio, faz muito frio!

AdSense:

IMG_2060

Nos restaurantes, confira sempre a conta, alguns estabelecimentos têm uns garçons espertinhos demais (nada que não exista no Brasil). E não se assuste se a conta vier entre 10% a 15% a maior, isso é ilegal mas é comum adicionarem imposto e taxa de serviço. Pode-se reclamar sobre isso na Municipalidade de Águas Calientes, mas e aí? quem vai perder horas de uma viagem cara pra fazer isso?

Lomo de Alpaca a Pisco
Lomo de Alpaca a Pisco

Uma dica é comer no mercado da cidade, é fácil de achar.

Para fazer jus ao nome, Águas Calientes possui piscinas de águas termais!

IMG_2524
O acesso a um local com piscinas estava custando 10 soles. Agora é bom ir cedo quando a água está mais quente, mais limpa e a maioria dos turistas estão subindo a Machu Picchu.

Por fim, acredito que a cidade tem se esforçado para oferecer mais alternativas aos seus visitantes do que simplesmente pernoites ou micro-ônibus de acesso para a sua principal atração. Ainda assim é comum ler reclamações sobre a falta do que fazer na noite.

A principal vantagem de pernoitar na cidadela, é poder acessar Machu Picchu antes de todos os turistas que começama  chegar nos primeiros trens da manhã.


FOTOS DE ÁGUAS CALIENTES

[huge_it_gallery id=”2″]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.