GUIA: TIRE SEU CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

[Atualização: 10/06/2020]

Para visitar alguns países é necessário comprovar que você foi vacinado, por exemplo, contra a FEBRE AMARELA. Mas não basta estar vacinado e com aquela carteirinha do posto de saúde, é preciso apresentar o ‘CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA’, fornecido GRATUITAMENTE pela ANVISA. É um modelo internacional, adotado por todos os países integrantes da OMS.

AdSense:

Saiba agora mesmo como obter a sua!

A novidade PARA QUEM JÁ É VACINADO e tem o comprovante de vacinação, é que, desde julho de 2016, a OMS (Organização Mundial da Saúde) baixou a nova determinação de que uma dose da vacina é suficiente para toda sua vida. Ou seja, não precisa mais tomar reforço a cada 10 anos.

Outra novidade para os brasileiros é que, todo o processo para retirar a carteira internacional já pode ser realizado via internet, sem necessidade de ir a um posto físico da ANVISA.


ENTENDA

Cartão de Vacinação x Certificado Internacional

O Cartão de vacinação é um comprovante de uso local das vacinas que você já tomou. Todo em português e sem um padrão definido, pode mudar de cidade para cidade e até de posto para posto. O que vale mesmo é o carimbo, a identificação da vacina, lote e a data.

o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento emitido no Brasil exclusivamente pela ANVISA e segue um padrão internacional, em acordo com as regras da OMS. É bilíngue (idioma nativo e inglês), criado especialmente para que possa ser levado de um país a outro e facilitar a identificação das vacinas e suas validades.


E AGORA?

  • Se você já está vacinado e tem o comprovante: basta solicitar sua carteira internacional de vacinação (saiba como mais abaixo).
  • Se você já está vacinado mas não tem o comprovante: primeiro vá até algum posto de saúde de sua cidade, seja vacinado e receba o comprovante desta vacinação. Observe se sua vacina está bem identificada, se consta data e lote. Depois já poderá solicitar sua carteira internacional de vacinação (saiba como mais abaixo).
  • Se você não não está vacinado ou não sabe se foi vacinado: primeiro vá até algum posto de saúde de sua cidade, seja vacinado e receba o comprovante desta vacinação. Observe se sua vacina está bem identificada, se consta data e lote. Depois já poderá solicitar sua carteira internacional de vacinação (saiba como mais abaixo).
  • Se você já tem o Certificado Internacional mas ele é do modelo antigo (foto acima), então não precisa fazer nada. Seu certificado continuará válido por tempo indeterminado ou até que seja danificado, rasurado ou se torne ilegível. Nesse caso, precisa solicitar uma nova via, desta vez, eletrônica.
  • Se você já tinha o Certificado Internacional mas perdeu. Bem, neste caso depende:
    • Se for o modelo antigo, você precisará solicitar o novo (saiba como mais abaixo).
    • Se já for do modelo novo, eletrônico, então basta imprimir uma segunda via diretamente no site da Anvisa.

PASSO A PASSO

  1. Após ter sido vacinado, digitalize (escaneie) seu cartão normal de vacinação, salvando-o em formato JPG, ou PNG ou PDF. O tamanho do arquivo deve ser menor que 5Mb.
  2. Digitalize seu RG, ou Certidão de Nascimento, ou Passaporte, salvando-o em formato JPG. O tamanho do arquivo deve ser menor que 5Mb.
  3. Acesse o site servicos.gov.br
  4. Cadastre-se: Clique no link CADASTRAR, localizado na parte superior, á direita do portal.
  5. Com o cadastro finalizado e ativado, acesse o portal usando o link ACESSAR, localizado na parte superior, á direita do portal, ao lado do link usado para seu cadastro.
  6. Clique no link “OBTER O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO”
  7. Clique no botão SOLICITAR (Importante ler o conteúdo do portal antes de prosseguir);
  8. Autorize o uso de seus dados para a emissão do documento;
  9. A partir dessa etapa, você deverá digitar seus dados. preencha o formulário completamente e, ao final, anexar seu documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento, ou Passaporte).
  10. Clique em Avançar;
  11. Informe o tipo de vacina, lote, data da vacinação.
  12. Anexe o comprovante de vacinação.
    1. Importante que sua digitalização tenha o documento todo, com seu nome correto e a identificação da vacina.
    2. Como eu já tinha uma CIVP, porém emitida antes desse sistema novo (em vigor desde janeiro de 2019), anexei também a CIVP anterior, como forma de solicitar uma segunda via para esse sistema novo, uma vez que as carteiras antigas não foram migradas para esse novo sistema.
  13. Envie a solicitação e aguarde a análise.

Você receberá um e-mail informando dessa etapa e, após a análise, deverá receber outro e-mail com o resultado da análise. Daí, se tiver tudo certo, basta acessar o site novamente e imprimir sua CIVP, sem qualquer necessidade de comparecer a um posto da ANVISA.

AdSense:

IMPORTANTE SABER

  • FEBRE AMARELA: Você precisa se vacinar 10 dias ANTES de viajar. Mas procure vacinar-se antes pois ainda pode ser necessário agendar sua visita em algum posto da ANVISA para emissão da carteira internacional.
  • VALIDADE DO CERTIFICADO INTERNACIONAL: Nos certificados emitidos mais recentemente, a FEBRE AMARELA deverá vir com o texto “vida da pessoa vacinada” em português e inglês. Para quem já tem o Certificado antigo, não precisa trocar o cartão para o caso específico da Febre Amarela. CONTUDO, observar a validade de OUTRAS VACINAS no campo CERTIFICADO VALIDO DE ATÉ. Caso você viaje para um país que não exija a vacina expirada, mas outra ainda em validade, não tem problema! Ou seja, o Certificado é válido conforme a vacina exigida no país de destino.
  • COMO EU SEI QUAIS VACINAS SÃO EXIGIDAS PARA AONDE EU VOU? É fácil! Na mesma página da ANVISA que você fará seu cadastro, haverá um link chamado EXIGÊNCIAS DE VIAGEM. Basta selecionar o país e as recomendações e profilaxias (se houverem), serão apresentadas. Você saberá ainda se a vacina é RECOMENDADA ou EXIGIDA.
    Acesse: https://www.gov.br
  • AONDE TEM UM POSTO DA ANVISA NO MEU ESTADO? Acesse o link abaixo para ver as unidades emissoras em seu estado.
    Acesse: https://portal.anvisa.gov.br/civp/unidades-emissoras
  • É PRECISO AGENDAR MEU ATENDIMENTO? Com o novo sistema, em vigor desde janeiro de 2019, você não precisa mais agendar atendimento ou sequer comparecer a um posto da ANVISA, agora tudo é via internet, no portal do governo federal. Devendo as idas ao posto físico serem realizadas apenas em casos excepcionais ou urgentes.

SEGUNDA VIA: Se você emitiu uma CIVP antes desse novo sistema, precisará fazer o processo do zero e, se preferir, anexe a sua CIVP anterior. Se já solicitou sua CIVP via esse novo portal, basta acessar novamente e reimprimir o documento.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.