COLÔNIA DEL SACRAMENTO – URUGUAI

[REVISADO EM FEV’2022]

Um museu a céu aberto e um dos principais destinos turísticos do Uruguai, Colônia foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. A cidade funciona bem tanto como uma escala de um dia entre as capitais Montevidéu e Buenos Aires, bem como para viagem do tipo “bate e volta”.

AdSense:

Então, vamos lá?

 

 COLÔNIA DO SACRAMENTO

A cidade mais antiga do Uruguai, fundada em 1680 pelos portugueses, é um dos destinos turísticos mais concorridos daquele país, podendo ser explorada em passeios de um dia, tanto a partir de Montevidéu quanto de Buenos Aires, de onde é até mais próxima.

Suas construções datam o século XVII e estão muito bem preservadas. Uma caminhada pelas ruas de pedra e você se sentirá voltando no tempo.

Colônia possui uma ótima infraestrutura turística, com boas (porém poucas) pousadas, hostels, e hotéis. Também é possível visitar casino, vinhedos e até as praias fluviais que lotam no verão. As opções de restaurantes são variadas e também agradam a todos os gostos.

Para quem quer descanso e paz, ainda pode optar por hospedar-se em fazendas típicas da região e aproveitar uma imersão cultural.

Apesar de a própria cidade já ser um museu a céu aberto, ela ainda conta com alguns museus dos quais até vale a pena visitar para se aprofundar na rica história de Colônia, que já fez parte do Brasil e cuja influência portuguesa é percebida em algumas construções de época.

 

AdSense:

QUANDO IR 

O Uruguai possui as quatro estações bem definidas mas, mesmo com os extremos de verão e inverno, Colônia é uma cidade agradável o ano inteiro.

Como o interessante é visitar as ruas antigas e apreciar as construções históricas ao ar livre, recomendo evitar os meses com maior índice de chuvas (outubro e novembro).

Confira abaixo as estações e suas particularidades.

  • PRIMAVERA – setembro a dezembro
    Temperatura média de 17°C
    Início do período de chuvas, com o ápice de outubro a novembro.
    As praças ficam completamente coloridas, dando um charme a mais. Durante o dia a temperatura é agradável, sobretudo para caminhar pela cidade. As noites são frias.
    Em setembro, não chove tanto sobrando mais tempo para explorar a cidade.
  • VERÃO – dezembro a março
    temperatura média de 30°C
    e sensação térmica de 40°
    A chuva dá trégua nos meses de dezembro e janeiro, coincidindo com o período das férias escolares. Somando as férias com inúmeras praias fluviais limpas e apropriadas para o banho, temos aí o período de alta estação, fazendo disparar os preços de tudo e acirrando a disputa pelas poucas acomodações. As chuvas retornam com força de fevereiro a março.

  • OUTONO – março a junho
    temperatura média de 17°C
    As chuvas começam a cessar a partir de abril. Junho é o período mais seco e também é quando as temperaturas despencam. Assim como na primavera, a temperatura amena torna a caminhada diurna mais confortável e sem necessidade de estar totalmente agasalhado. As noites mais frias podem ser aproveitada com os vinhos e queijos produzidos na região.
  • INVERNO – junho a setembro
    mínima de
    5°C
    O clima é equivalente ao sul da Europa – sem neve – sin embargo o vento pode trazer sensações térmicas negativas, sendo necessário estar bem agasalhado mas sem esquecer que muitos locais possuem aquecedores (então vista-se em camadas). É a época das lareiras acesas e do aroma das bebidas quentes que tomam conta das ruas. Caminhar pela cidade é bem agradável e menos cansativo. É também o período mais seco, com o menor índice chuvas entre junho e julho.

 

 


O QUE FAZER

Colônia é uma cidade possível de ser explorada em um único dia, mas também pode ser apreciada com calma, com mais tempo.

Na cidade velha, também conhecido como bairro histórico e intramuros, você pode conhecer os principais pontos de visitação:

– O Porto: Provavelmente será a sua porta de entrada em Colônia, um dos mais importantes do Uruguai. Admirar o rio é algo que pode ser feito, não só do porto mas também de vários pontos da cidade que é corretamente voltada pra frente de seu rio! Tem também o Porto Viejo (porto velho), bom para apreciar o entardecer.

– El Faro: Vários naufrágios fizeram surgir a necessidade de erguer este farol. Sua inauguração data de 1857 e funciona até hoje. Durante a semana, as visitas iniciam às 13h e aos finais de semana, às 11h, podendo ser visitado o entardecer (varia conforme a estação do ano). Você pode subir até o topo, por escadas em espiral. O aceso é um pouco apertado e o teto é baixo, então seja cuidadoso. De seu topo é possível ver o skyline de Buenos Aires. Paga-se uma pequena taxa para subir.

O farol foi construído sobre as ruinas de uma torre antiga do que já foi um convento jesuíta
O farol foi construído sobre as ruínas de uma torre antiga do que já foi um convento jesuíta

 

– Puerta de la Ciudadela: também chamada de porta do campo, era o pórtico de entrada a Colônia e é uma das principais relíquias da cidadela. Foi construída em 1745 durante o governo português, em um período em que os contrabandos e comércio trouxeram um grande impulso ao desenvolvimento da cidade. Tanta bonança atraía toda sorte de atenções, por isso a Puerta estava sempre bem protegida por um forte militar, cujas paredes grossas podem ser vistas até hoje e, ajudaram a proteger a cidade de ataques de espanhóis, ingleses e até de piratas.

IMG_3201

 

– Aquário: Não é muito grande, mas é o primeiro aquário de peixes típicos do Uruguai. Ingressos por volta dos US$ 2. Para quem viaja com crianças, pode ser interessante.

– Bastión del Carmen: O que foi construído em 1880 para ser uma fortificação de defesa e plataforma de artilharia, tornou-se fábrica de sabão e curtume. Foi comprada por argentinos que posteriormente venderam para o governo uruguaio. Então o lugar tornou-se um importante espaço cultural. Fica no bairro histórico, na rua Rivadavia, 232.

– Iglesia Matriz: O primeiro templo construído no Uruguai, tendo sido reconstruído por duas vezes devido às guerras e ataques. Manteve linhas da arquitetura portuguesa e vale a pena a visita.

CATEDRAL DE COLÔNIA

 

– Plaza de Toros: Inaugurado em 1910 por empresários argentinos, que buscavam seguir com suas touradas recém proibidas na Argentina. Acabaram por realizar apenas oito touradas e tiveram de fechar em 1912, quando o Uruguai também proibiu tais touradas. Fica distante uns 4km da cidade histórica e é muito visitada.

– Feira de Artesanato: Fui numa segunda-feira pela manhã e nem todos os stands estavam abertos. Ainda assim era possível apreciar produtos bem regionais. Somente pelo fato de não ficar dentro do centro histórico já impacta em preços mais baixos.

Feira de Artesanato
Feira de Artesanato fora da cidadela intramuros. Valores mais baixos.

 

– Calle de Los Suspiros: é uma das mais antigas da cidade e a origem de seu nome – rua dos Suspiros – possui algumas versões: 1) dizem que se deve às meretrizes que viviam lá e, por isso, arrancavam suspiros dos homens; 2) Outra versão é devido ao ruído similar ao de suspiros, provocado sempre que a rua é cortada por fortes ventos; 3) Também contam que é devido ao assassinato de uma jovem, ocorrida ali enquanto aguardava seu amor, dizem que ao morrer ela teria emitido um forte suspiro e que ele pode ser ouvido novamente nas noites de lua cheia; 4) Por fim, há a versão menos romântica ou lendária e mais realista, a de que a rua era a via final por onde passavam os condenados à morte, rumando até o local da execução, aonde dariam seus últimos suspiros.

Calle de Los Suspiros
Rua dos Suspiros – onde ficava um restaurante com estrela Michelin, já não funciona mais.

 

– Museus:  A cidade possui alguns museus, uns interessantes, outros nem tanto, mas quase todos são pagos:

  • Museu do Azulejo
  • Museu Naval
  • Museu Municipal
  • Museu Português
  • Museu indígena

PÔR DO SOL SOBRE O RIO DE LA PLATA

Entardecer em Colônia
Local para ver o pôr-do-sol em Colônia bem de frente para o Rio da Prata. Ao fundo, no rio, uma balsa/barca da Buquebus.

Um ponto um pouco menos explorado para contemplar o pôr do sol, fica seguindo a muralha na direção do rio, no lado intramuros.

Pôr do Sol em Colônia do Sacramento
Pôr do Sol em Colônia do Sacramento. Se pondo sobre o skyline de Bueno Aires

 


RESTAURANTES

Existem boas opções, para todos os paladares e bolsos, como o Lentas Maravillas, Charco, Ganache, Churana, Bodeguita, Ciruelo, Don Joaquin (pizza artesanal) e vários outros. Normalmente possuem vinhos regionais, pastas, doce de leite, queijos, carnes, sorvetes artesanais.

Dependendo do restaurante pode ser a sua melhor experiência ou a pior, mas no final isso terá sido mera questão de gosto.

Ah, antes de pedir a comida, em qualquer restaurante, seja em Colônia ou seja na esquina da sua casa, sempre confirme as formas de pagamento do lugar. Vi algumas críticas de pessoas detonando os estabelecimentos por descobrirem, só na hora de pagar, que não aceitavam determinados cartões. Comunique-se!

Vou comentar sobre três que experimentei:

    • BUEN SUSPIRO – ARTESANÍAS GASTRONÓMICAS [ENCERRADO / FECHADO]
      Calle de Los Suspiros 90 Barrio Sur – Colonia del Sacramento, Uruguai
      $$ – $$$ | 
      diariamente, das 10h às 23h, exceto às quartas
      Uma porta discreta, na pequena calle De Los Suspiros esconde esse premiado restaurante. Possui produção própria de vinhos, sucos de uva, queijos, doces e é tudo artesanal, com muito sabor. Não deixe a aparência colonial, rústica, te enganar, isso faz parte da temática colonial do lugar. Os pratos são saborosos e não e à toa que é bem conceituado. Fui à noite e o ambiente estava bem aconchegante e aquecido. Gostei da comida, tanto que sequer lembrei de fotografar (na verdade fotografei, mas não achei as fotos).
      Não é um lugar barato e com um adicional: se você estiver com fome, querendo enxer o buxo, então é melhor seguir para a próxima sugestão.
    • EL DRUGSTORE
      Portugal 174, Colonia del Sacramento, Uruguai
      $$ – $$$ | diariamente, das 10h às 23h, algumas noites com shows ao vivo.
      website

IMG-20140223-WA0023

  • Mesmo com algumas críticas negativas, resolvi arriscar. Pedi nhoque aos quatro queijos e gostei. O nhoque era artesanal de batata, o molho estava muito bom, bem temperado, com ervas. De sobremesa pedi um sorvete artesanal com geleia caseira de morango. Fui avisado pelo garçom que ia demorar pois o preparo seria na hora. A julgar pelos comentários do Trip Advisor posso ter tido sorte, mas a comida estava realmente boa. Quanto ao atendimento, realmente não é dos melhores e, por isso, acredito que seja bom ir em horários não tão concorridos.
    IMG-20140223-WA0030
  • EL TORREÓN
    General Flores 19 | Barrio Histórico, Colonia del Sacramento, Uruguai
    $$ – $$$ | 
    diariamente, das 10h às 22h
    website

    El Torreon
    Restaurante El Torreon – visite para tirar fotos mas vá comer em outro lugar

    A área externa chama a atenção por ser em uma torre antiga e que pode ser visitada. Além disso estava tocando música ao vivo e o lugar tem vista para o rio, de quebra você pode subir na torre e ainda escolher por sentar ao ar livre. Já o atendimento foi ruim e o principal, a comida, demorou bastante mesmo.
    20140224_130542 A carne não estava ruim, porém muito gordurosa e banhada em um óleo que fazia cosplay de azeite. O acompanhamento era uma porção boa de batatas fritas, mas muito encharcadas em óleo. Muitas moscas e mosquitos na área externa. O valor não vale a pela pelo o que foi entregue. Pode ser que tenha sido apenas um dia ruim, mas pelas avaliações, eles têm diversos dias ruins.

 

 


PELA NOITE

É nas férias de verão (dezembro e janeiro) que as noites são mais movimentadas. Nos outros meses, por conta dos turistas de final de semana, os sábados têm as melhores noites. Pernoitei em fevereiro e num domingo à noite, logo, exceto por alguns bares e restaurantes, a cidade estava bem parada. Então a pedida foi aproveitar o único casino da cidade, localizado no Hotel Radisson.

20140223_224204


DOCE DE LEITE & ETC

Se puder, aproveite as manhãs de sábado e domingo para aproveitar a feira de produtores locais.

No mais as feiras e lojas de artesanatos (artesanías) possuem os itens padrão: camisas, bonés, ímãs de geladeira, chaveiros, etc. Mas também têm louças, réplicas de antiguidades, roupas de frio, produtos em lã e vários produtos regionais. Não esqueça dos vinhos locais e dos doces típicos.

IMG_2483

Pessoalmente, eu considero o doce de leite uruguaio melhor que o argentino (só perde pro de Mato Grosso do Sul). O que eu não tinha a menor ideia era que, até pouco tempo atrás,  a ANVISA não permitia entrar com doce de leite no Brasil. Felizmente já pode, desde que industrializado. Então, compre na feira do produtor para provar na hora e industrializado para trazer na mala.

 


DAY TRIP x PERNOITE

A grande maioria dos turistas são os que passam apenas o dia, voltando para Buenos Aires ou Montevidéu no final da tarde. Já fiz a viagem uma vez nesse esquema de day trip (bate/volta) e outra vez, encontrei um hotel muito bom e com valor promocional e resolvi aproveitar um pernoite.

UM DIA / DAY TRIP

A proximidade com grandes cidades turísticas possibilitam a ida pela manhã e retorno pelo final da tarde ou começo da noite. São apenas duas horas de estrada a partir de Montevidéu e somente uma hora de barca a partir de Buenos Aires. A rodoviária e porto de passageiros são próximas e vamos considerar essa área como seu ponto de partida e retorno. Dá para fazer a cidade toda caminhando, mas é possível alugar bicicletas, carrinhos elétricos e carros maiores, embora não haja muita vantagem em carros maiores se seu interesse for somente a cidade velha, pois tem a dificuldade de transitar, estacionar etc. Prefira os mini-carros, bikes ou, caso não possuam problema de locomoção, caminhe, sobretudo no inverno que é bem agradável.

Seguindo à esquerda na rua em frente ao porto, localize um centro de apoio ao turista e pegue um mapa da cidadela e se baseie nele para traçar uma rota e visitar o que você desejar.

PERNOITE

À noite as ruas ficam praticamente desertas e a iluminação noturna deixa Colônia interessante para caminhar e fotografar, embora possa parecer que a penumbra inspire desconfiança, mas a cidade é bastante segura.

No mais, ressalvado o tamanho da cidade, pode-se aproveitar o casino e outros locais como restaurantes e bares com pocket shows. Só não eleve suas as expectativas pois não se trata de nenhuma Las Vegas, bem longe disso.

Outra vantagem do pernoite é que você pode fazer alguns passeios pelas fazendas que oferecem jantar à moda gaúcha. Além disso, na manhã seguinte é possível aproveitar a cidade e suas atrações sem toda a horda de turistas que começam a desembarcar na cidade por volta das 09h e 10h da manhã.

 


 

AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO DA CIDADE, QUE TAL SABER COMO FAZER ESSA VIAGEM BATE E VOLTA A PARTIR DE BUENOS AIRES? Clique aqui


 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.